Nem tudo está perdido, só depende de você!💡

Sobre a guerra, como uma política populista pode destruir um país, a maior inflação da história e um livro F0d🤬…

Nem tudo está perdido, só depende de você!💡

Sobre a guerra, como uma política populista pode destruir um país, a maior inflação da história e um livro F0d🤬…

🪖 Atualizações sobre a guerra

Neste fim de semana, Israel iniciou os primeiros ataques por terra, que nas palavras do Primeiro Ministro Israelense Benjamin Netanyahu, “Irá varrer o Hamas da face da terra”, isso é apenas o início do avanço de Israel por Gaza.

Além da ofensiva por terra, Israel diz ter matado dois líderes do Hamas responsáveis pelos ataques terroristas que deram inicio a guerra no dia 7 de outubro. - Saiba mais

Israel também bombardeuo sul do Líbano em retaliação a explosões na fronteira entre os países, e o grupo terrorista Hezbollah assumiu a autoria por ataques em quatro cidades israelenses. O grupo afirma ter conduzido as operações em retaliação aos bombardeios israelenses. Que aumentou o receio da entrada do grupo Libanes na guerra, que abriria um novo fronte na guerra. - Saiba mais

Irã pede a EUA que “controle” Israel para que a guerra não escale na região. Os EUA ja´enviou a maior máquina de guerra da terra para o Mar Mediterrâneo, o USS Gerald Ford carregado de armamentos para apoiar Israel no fronte. E neste sábado enviou o 2° porta aviões para a região, o USS Dwight D. Eisenhower, para reforçar sua presença na região.⛴️

Itamaraty nega o chamar o grupo terrorista do Hamas de “terrorista” e diz que segue classificação da ONU, mesmo após confirmação de 3 brasileiros mortos. - Saiba mais

Como o Brasil se tornou o maior produtor de petróleo da América Latina?🛢️

Em 20 anos Brasil ultrapassou Venezuela e México, grandes produtores, com reservas gigantescas do óleo.

“E se a gente usasse o dinheiro das estatais para combater a pobreza e ajudar o povo?” Com essa ideia, Hugo Chávez assumiu o poder, na Venezuela, no início de 1999.

A produção de petróleo da Venezuela, era toda vinda da PDSVA, uma estatal, que produzia mais de 3 vezes o que a Petrobras.

Com seus recursos direcionados para programas sociais, a PDVSA ficou sem capacidade de investir. Por consequência, a produção venezuelana de petróleo despencou e é hoje menos que 20% da brasileira.

Nesse mesmo período, a renda per capita da Venezuela, era mais de 20% maior que a brasileira, também despencou e hoje é cerca de 43% da nossa e mais de 50% menor do que na época que Chávez assumiu o poder do país.

Mas como ficou a pobreza?

Atualmente, existem 20 vezes mais pobres na Venezuela do que havia em 1999. Segundo o Banco Mundial, 94,5% dos venezuelanos não têm as necessidades básicas assistidas e 24,5% passam fome.

No Brasil, mesmo com um desempenho econômico medíocre no mesmo período, a pobreza caiu ao menos 1/3 do que era em 1999.

💵 Destruição da moeda

Com a queda das receitas do petróleo, o governo venezuelano recorreu àquela solução simples, fácil e totalmente equivocada para aumentar seus gastos e manter seus programas assistencialistas: saiu literalmente imprimindo dinheiro.

Os gráficos abaixo mostram a evolução da quantidade de cédulas de papel e de depósitos em conta-corrente na economia venezuelana de acordo com as estatísticas do Banco Central venezuelano.

Evolução da quantidade de cédulas de papel e de depósitos em conta-corrente na Venezuela, de janeiro de 2007 a dezembro de 2015

Evolução da quantidade de cédulas de papel e de depósitos em conta-corrente na Venezuela, de janeiro de 2016 a maio de 2018

No primeiro gráfico, a oferta monetária em dezembro de 2015 é de quatro trilhões de bolívares. Já em maio de 2018, esse montante já está em quatrocentos trilhões de bolívares. - Isso significa que, em dois anos e meio, a quantidade de dinheiro na economia foi multiplicada por 100.

Como consequência, o valor do bolívar está desabando feito uma pedra. O gráfico a seguir mostra a evolução da taxa de câmbio do bolívar em relação ao dólar americano no mercado paralelo. (Última data disponível: 18 de maio de 2018)

Assim, inflando o valor dinheiro, diminuindo o poder de compra, gerando uma híper inflação, que ultrapassou o valor de 16.000% ao ano.

Nem sempre o discurso mais bonito é o mais efetivo.

A promeça do bem estar social, da recompensa pelo não trabalho, dos direitos infinitos, sem deveres é a receita para a miséria e destruição de um povo.

“Aqueles que nos prometem o paraíso na terra, nunca produziram nada além do inferno.”

- Karl Popper

🤔 Curiosidade aleatória da semana

📈 O país onde os preços dobravam a cada 15 horas

Em 1946 a Hungria passou pela maior inflação já registrada na história. No auge, ela chegou a 41.900.000.000.000.000%.

Cédula de cem trilhões de pengős, emitida na Hungria em 1946, a maior já emitida

Existe a história do escritor e poeta Gyorgy Faludy que voltou à Hungria em 1946, após uma ausência de 8 anos, encontrou um país completamente dilacerado pela guerra.

Pouco depois de seu retorno, sua editora pagou-lhe por uma nova edição de um de seus livros 300 bilhões de pengős, a moeda da época.

Parece uma quantia enorme, mas tudo o que ele conseguiu comprar foi um frango, dois litros de óleo e alguns vegetais. E se tivesse esperado até a tarde, já não seria o suficiente nem para isso.

Na vida cotidiana, isso significava que os preços médios dobravam aproximadamente a cada 15 horas. Lembrando que a hiperinflação é definida pelos economistas como um aumento de 50% nos preços médios mensais.

Milhões de húngaros viram seus salários reais e padrões de vida despencarem, mergulhando muitos em uma nova luta pela sobrevivência.

O pengő, moeda que havia sido adotada como uma das medidas para controlar a primeira hiperinflação sofrida pela Hungria no século 20, após a Primeira Guerra Mundial, entrou em queda livre.

A inflação era tão excessiva que os zeros se acumulavam ao ponto do absurdo.

Em 1944, o valor mais alto da nota era de 1.000 pengős. No final de 1945, eram 10 milhões de pengős.

Numa tentativa de simplificação, surgiram o milpengő , equivalente a 1 milhão de pengős.

Isso deu lugar a denominações bizarras como...

  • 100 milhões de milpengős, ou 100 trilhões de pengős;

  • 1 bilhão de milpengős, ou seja, 1 quatrilhão de pengős;

  • Logo, foi necessário emitir o B-pengő , equivalente a 1 trilhão de pengős.

Isso se multiplicou até 11 de julho de 1946, quando o Banco Nacional da Hungria emitiu as últimas notas de pengő: 100 milhões de B-pengős (10²⁰ =100 trilhões), a denominação mais alta em uso na história.

O banco também imprimiu notas de 1 bilhão de B-pengős (10²¹ = 1.000.000.000.000.000.000.000), mas elas nunca entraram em circulação.

Um maço de pengős sendo pesado para pagar mercadorias em uma loja de Budapeste em janeiro de 1946

Até que em 1º de agosto de 1946, a Hungria introduziu o florim, reduzindo 29 zeros em relação à moeda anterior, e com a volta das reservas de ouro a inflação foi contida.

O que aconteceu na semana…

📆 Semana de 4 dias? Após falar que o Uber pode deixar o Brasil, Ministro do Trabalho defende a semana de 4 dias úteis. - Saiba mais

🔥 “Parem de atear fogo”: Marina Silva pede para população do Amazonas não atear fogo nas terras. Estranho como mudou o discurso desde que virou ministra… - Saiba mais

 🇦🇷 Que esto, hermanos? Dólar passa nível de 1.000 pesos pela 1ª vez na história. - Saiba mais

👨🏻‍🦲 Até o passado é incerto no Brasil: O STF vai julgar neste mês se o ICMS poderá ser cobrado retroativamente. - Saiba mais 

📉 Menos pior: Ibovespa fecha semana em queda com avanço da guerra em Israel, mas fecha semana alta. - Saiba mais

  • 📊 Ibovespa: 115.754 pontos; +2.471,58 (2,18%) ⬆️

  • 🇺🇸 S&P 500: 4.327 pontos; +38,76 (0,90%) ⬆️

  • 💵 Dólar: R$ 5,08; -0,05 (1,09%) ⬇️

📚 Dica de leitura!

O Mais Importante para o Investidor é um livro espetacular que descreve a chave para o investimento de sucesso e alerta sobre as armadilhas que podem destruir o capital. Traz lições valiosas relacionadas à tomada de decisão e às gestões de risco, analisa com sabedoria os ciclos de mercado e mostra como é possível obter ótimos retornos por meio de uma estratégia calculada.

🗓️ Agenda da semana:

Por aqui 🇧🇷

  • Hoje: Boletim Focus

  • Terça-feira 17/10: Crescimento do Setor de Serviços;

  • Quarta-feira 18/10: Vendas no Varejo;

  • Quinta-feira 19/10: IBC-Br;

  • Sexta-feira 20/10: -

Lá fora  🇨🇳 🇪🇺 🇺🇸

  • Hoje: Balanço Orçamentário Federal (EUA);

  • Terça-feira 17/10: Vendas no Varejo (EUA), Produção Industrial (EUA), PIB (CHI), Produção Industrial (CHI), Vendas no Varejo (CHI), Taxa de Desemprego (CHI);

  • Quarta-feira 18/10: IPC (EURO);

  • Quinta-feira 19/10: Pedidos Iniciais por Seguro-Desemprego (EUA), Balanço do FED (EUA);

  • Sexta-feira 20/10: -

Newsletter Filho do Bullmarket

Sua liberdade financeira começa aqui. Sua dose semanal de informação sobre o que de mais importante está acontecendo no mercado.

  • Toda segunda, na sua caixa de entrada, para de te deixar por dentro dos assuntos do mercado financeiro com uma pitada de humor, que afinal, ganhar dinheiro não precisa ser chato.

Análises, notícias e insights sobre as principais tendências no mundo dos investimentos — sem deixar de lado nossa opinião e humor. 🥃

Direto no seu melhor e-mail, toda segunda às 07:07.

😃😐😕 Quão você curtiu essa edição? Nos conte aqui.

Até segunda, às 07:07

Sempre chegamos a sua caixa de entrada por volta das 07:07. Alguns servidores de e-mail atrasam ou caem em spam ou promoções, se não nos encontrar, já sabem…

Até a próxima segunda, abraço 👋🏻

Reply

or to participate.